Pages

6 de junho de 2011

Casamento = TERNO, sempre!

Fotos: Reprodução

Terno slim. Combinação de cores perfeita.





Fiz reportagem sobre como os meninos devem se vestir em eventos mais sociais, como festas de 15 anos. As dicas também servem para casamentos. Nada de tênis, jeans e camiseta. Casamento, por mais simples que seja, exige TERNO! Confira a matéria:




Garoto chique!
Chegou convite para festa. Basta pegar qualquer terno e tudo bem? Não é assim. Nem que você seja um simples convidado é preciso pensar com carinho no traje que vai usar. O aniversariante (ou os noivos) espera por isso, faz parte das regras de etiqueta.

Pesquisas indicam que a maneira como uma pessoa está vestida influencia a avaliação sobre ela nos quesitos responsabilidade, eficiência e até inteligência. Roupa também é um tipo de comunicação visual, a tal da body language. Claro que não precisa ser tão radical, mas não custa seguir o que a sociedade pede em cada ocasião.

A primeira dica para decidir o que escolher é reparar no que diz o convite. Geralmente, em festas de 15 anos, formaturas e casamentos pede-se traje social. Nesse caso, o terno é a única opção. "Da mesma forma que as meninas têm sempre um vestido preto básico no armário, os meninos também devem investir em um terno que sirva para várias ocasiões", indica Elizângela Gomes, professora de moda da Sigbol Fashion. O valor é em torno de R$ 300.

Os ternos escuros - preto, grafite e azul-marinho - são coringas. O grande segredo para um modelo bacana é que esteja alinhado com o tamanho da pessoa. Nada de pegar roupa emprestada do pai ou do primo. Cada corpo é de um jeito. Os modelos mais modernos são os slim (chamados também de fit ou skinny), mais rentes ao corpo. Só tome cuidado para não ficar muito apertado. Tem também os clássicos, mais quadrados, com padronagem risca-de-giz e até os feitos com outros tecidos, como veludo cotelê. Independentemente do modelo, não esqueça de deixar o último botão sem abotoar.

Suspensórios e coletes também podem ser usados, já que estão na moda, desde que o visual não fique muito exagerado. "A produção em excesso não é legal. Há eventos de todos os padrões. Procure investigar onde vai ser e como vai ser", completa a especialista, que recomenda: "Se não vier indicado no convite, é educado ligar para o aniversariante (ou noivos) e perguntar o que deve ser usado."



Supermoderno terno com manga mais curta; Colete e terno slim = perfeito; Gravata borboleta é moderna e ficou bacana com o resto do visual





Da cabeça aos pés
Tênis, jeans e camiseta jamais devem ser usados em eventos formais. No pé, o ideal são os sapatos sociais. Os pretos combinam com tudo e podem ser encontrados com bico fino, quadrado e de amarrar. A escolha depende do gosto e estilo de cada um. Tenha também meia social. "Jamais use branca. O que se pede é que combine com a cor do sapato ou com a cor da calça", alerta Elizângela Gomes.

Visual completo da cabeça aos pés, missão cumprida. E a pergunta que não quer calar: pode se desfazer do aperto da gravata e do paletó durante a festa? "Pode, mas com classe e só na hora de ir para a pista. Pendure o paletó na cadeira, tire a gravata e guarde-a (nada de amarrá-la na cabeça), dobre as mangas e abra os primeiros botões da camisa.

Também não custa nada reforçar o desodorante e ter um lencinho no bolso para limpar o suor", ensina a especialista, que dá dica para as meninas também. "Sei que é difícil, mas aguente firme e não tire nunca os sapatos. Tem de ficar elegante do começo ao fim da festa." Mulher sofre até nessas horas!




Gravata deve estar um tom acima do da camisa, senão o look fica muito apagado




Camisa, gravata e sapato fazem parte
Está engando se pensa que só o terno basta. Para não ir sempre com o mesmo estilo em todas as festas, a opção é trocar de camisa. Há varias cores e estampas, o segredo é combinar com a gravata. As mais clássicas são as brancas e em tons de azul, as modernas são lilás e cor-de-rosa. "A dica é escolher uma gravata um tom mais escuro do que a camisa", explica a professora Elizângela Gomes.

Não adianta fugir da gravata, que completa o visual (aprender a fazer o nó será útil por toda vida). Há grande variedade, inclusive no modelo slim. As borboletas também estão em alta por causa do estilo geek, mas precisam ser usadas com cuidado. Já as com estampa de bichos e animações devem ser abolidas.



Terno de veludo cotelê; camisa rosa combinando com o lencinho; terno vinho = combinações diferentes e jovens.






RECAPITULANDO
- Casamentos, festas de 15 anos e formaturas exigem terno. Na dúvida, ligue para o anfitrião.
- Assim como as mulheres tem um vestido preto no armário, os homens devem ter ao menos um terno. Não dá para pegar emprestado.
- Tons escuros - como preto, azul-marinho e grafite (chumbo) - são coringas.
- Os modelos slim (chamados também de fit ou skinny) são os mais modernos e possuem corte ajustado ao corpo. Cuidado para não ficar apertado.
- Deixe sempre o último botão do paletó sem abotoar.
- Suspensórios, coletes e gravatas borboletas devem ser usados com cuidado.
- Escolha um sapato social básico.
- Jamais use meias brancas. O acessório deve ter a mesma cor do sapato ou da calça.
- Esqueça as gravatas com estampas de bichos (alá Disney).
- Gravatas devem ter um tom mais forte do que as camisas.
- Na hora de se esbaldar na pista, não amarre a gravata na cabeça. Dá para tirar as peças com classe (mulheres, NUNCA fiquem descalças).
- Pelo amor de Deus, aprenda a fazer nó na gravata de uma vez por todas.

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Kanis disse...

Isso não tenho do que reclamar.. O rafa se veste super bem..!!!
Beijos

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...